A tromba, corresponde ao nariz e lábio superior, pesa cerca de 140 quilos.
Tromba do Elefante Africano (esquerda) e Asiático (direita). |
Segundo os biologistas, a tromba do elefante pode ter cerca de 40 mil músculos individuais, o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore.
Elefante a puxar um ramo |
A maior parte dos herbívoros, possuem dentes adaptados para cortar e arrancar plantas. Porém, à excepções como por exemplo animais muito jovens ou doentes.
Herbívoro a comer |
Os elefantes comem relva, folhas de árvores, frutos ou ramos inteiros.
Os elefantes usam sempre a tromba para arrancar a plantas/folhas e levam-nas até à boca. Se o alimento pretendido estiver alto, o elefante enrola a sua tromba no tronco ou ramo e sacode até o alimento cair ou simplesmente derruba completamente a árvore.
Elefante a alcançar alimentos |
A levar o alimento à boca com a tromba |
A tromba também é utilizada para beber. Elefantes chupam água pela tromba (até 14 litros de cada vez) e depois despejam-na para dentro da boca. Os elefantes também inalam água para deitar sobre o corpo durante o banhinho.
Elefante a beber água |
Elefante mãe a dar um banhinho à sua cria |
Este apêndice também é parte importante nas interacções sociais. Os elefantes cumprimentam-se enrolando as trombas, como se fosse um aperto de mãos.
Também e utilizada enquanto brincam ou interacções entre mãe e filhos, e para demonstrações de força (uma tromba levantada pode ser um sinal de aviso ou ameaça, enquanto uma tromba caída pode ser um sinal de submissão).
Carinho |
Elefantes conseguem defender-se eficazmente batendo com a tromba em intrusos ou agarrando-os e atirando-os ao ar.
A tromba serve também para dar ao elefante um sentido muito apurado (o cheiro). Levantando a tromba no ar e movimentando-a para um lado e para o outro, os elefantes conseguem determinar a localização de amigos, inimigos ou fontes de comida (fareja água a uma distância de quase 20 quilómetros).
Sem comentários:
Enviar um comentário