Elefante

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presas de Elefante

As presas de um elefante são os segundos incisivos superiores. Estas presas crescem continuamente. Dizem os especialistas que as presas de um elefante adulto crescem aproximadamente 15 cm por ano.
As presas são utilizadas para escavar, procurando água, sal ou raízes, também podem ser utilizadas para retirar a casca das árvores, auxiliar o elefante quando este está a comer a casca ou outros alimentos de grandes dimensões, para mover árvores ou ramos. Para além disso, as presas são uma ferramenta para marcar as árvores de modo a marcar o território.
Um elefante adulto tem uma presa dominante (mestra), geralmente é mais curta e arredondada na ponta, por causa do seu uso. 

Os Elefantes–Africanos (Macho ou Fêmea), são os que possuem as presas maiores, podem chegar aos 3m de comprimento e podem pesar mais de 90 kg.

 Na espécie asiática, só os machos têm presas grandes. As fêmeas asiáticas têm presas muito pequenas ou simplesmente inexistentes. Os machos asiáticos podem ter presas tão longas como os machos africanos, mas são normalmente mais finas e leves. Diz-se que a presa mais pesada, pesava cerca de 39 kg. 

As presas de ambas as espécies são constituídas principalmente por fosfato de cálcio na forma de apatite. Como um tecido vivo, é relativamente macia (comparado com outros minerais como a pedra).

 As presas, também chamadas de marfim, são apreciadas por artistas pela sua esculturabilidade.A procura de marfim de elefante tem sido uma das razões para o declínio dramático da população mundial de elefantes.

Elefantes-Africanos
Elefantes-Asiático (Macho e Fêmea)

Alguns familiares extintos dos elefantes tinham presas também nos maxilares inferiores, como os Gomphotherium, ou só nos maxilares inferiores, como os Deinotherium.

Gomphotherium


Deinotherium



















































Sem comentários:

Enviar um comentário