As autoridades da comuna da Canjala, no Lobito, província de Benguela, estão preocupadas com a presença, na região, de manadas de elefantes, que estão a devorar as culturas e a lançar o pânico nas populações.
Em declarações à imprensa, no final da visita do administrador do Lobito, Amaro Ricardo, Reis Eduardo informou que os elefantes estão a destruir culturas de mandioca e que pomares de mangueiras e grandes extensões de cana-de-açúcar foram destruídas, temendo-se que os animais ameacem a integridade física dos camponeses.
O administrador municipal, Amaro Ricardo, afirmou que o Executivo, através do Instituto de Defesa Florestal (IDF), está a estudar mecanismos para proteger as populações, os seus haveres e os próprios elefantes. Pediu às autoridades locais para evitarem ataques directos aos animais, sob pena de os enfurecer.
Responsáveis ligados ao estudo da fauna afirmaram que a presença dos elefantes na região se deve à procura de água. A região da Canjala é atravessada pelo rio Balombo, de caudal permanente, situação que torna a região rica de vegetação, mesmo em tempos de estiagem.
Fonte: Jornal de Angola