Elefante

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bebê elefante com 16 dias de vida brinca em reserva selvagem do Nepal

Filhote aproveitou a quinta-feira ensolarada para ficar junto com a família. Pequeno mamífero ainda não recebeu um nome.

Quem passou pelo Centro de Reprodução de Elefantes instalado em uma região do Nepal, localizada a 170 km da capital, Katmandu, foi surpreendido com a presença do bebê elefante com apenas 16 dias de vida. O filhote aproveitou o dia ensolarado para brincar junto à sua família.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Elefante tem unhas pintadas no Nepal

Tratador pintou as unhas do elefante que iria participar de concurso de beleza durante evento em Sauraha, em Chitwan, no Nepal. Os animais participam de três dias de corridas, jogos e competições na cidade. 


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resgate de Elefantes presos na lama

Veja vídeo abaixo:


Outros elefantes do grupo tentavam em vão tirá-los da lama. Turistas chamaram integrantes da Sociedade de Conservação de South Luangwa (SLCS, na sigla em inglês) e da Autoridade para Vida Selvagem do Zâmbia (Zawa). Normalmente, especialistas são contra a interferência no curso natural, mas no caso dos elefantes, as pessoas envolvidas dizem ter aberto uma excepção por pena. 

Uma dezena de pessoas ajudaram a puxar a corda e arrastar o filhote para fora, vencendo a resistência do próprio animal, que não queria sair de perto da mãe. A equipe de resgate contou com a ajuda de outros animais, que emitiram sons de chamada para o filhote, que finalmente saiu de perto da mãe e se juntou ao grupo. 

Uma corda foi amarrada no entorno da elefante, que já apresentava sinais de desidratação e de exaustão. Equipa usou um tractor para retirar o animal. A elefante, que já estava quase imóvel, percebeu a chance de escapar e levantou, diante dos gritos de incentivo das pessoas que acompanhavam o resgate.

Após muito esforço, o animal finalmente conseguiu sair da lama. 

Fotos e descrição fonte: ultimosegundo.ig.com.br


Um final feliz para estes lindíssimos animais.

10.000 visualizações

Hoje este blogue alcançou as 10.000 visualizações, este feito conseguido com a vossa ajuda. Um muito obrigada. Blogue criado em  Maio de 2011.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estudo liga extinção de elefantes ao surgimento do Homo sapiens

Arqueólogos da Universidade de Tel Aviv recentemente publicaram um estudo que sugere que o Homo sapiens surgiu na região chamada de Levante, no Oriente Médio, há 400 mil anos. O motivo seria o desaparecimento dos elefantes, principal fonte de alimentação para o Homo erectus.

De acordo com o arqueólogo da universidade, Ran Barkai, a extinção dos animais da região que compreende Síria, Líbano, Jordânia, Israel e os territórios palestino, levou à evolução do Homo erectus ao Homo sapiens.

"Quando os elefantes desapareceram, o Homo erectus foi obrigado a buscar outros alimentos e teve que desenvolver uma agilidade mental e instrumentos que não tinha antes", afirmou o especialista à BBC Brasil.

A região da caverna Qesem, perto da cidade de Rosh Haain, em Israel, é escavada pela equipe do departamento de Arqueologia da universidade desde 2000. O grupo já havia anunciado, em 2010, que o Homo sapiens já existia há 400 mil anos. A descoberta pode derrubar a teoria mais aceita até o momento, que diz que a espécie surgiu 200 mil anos atrás, na África.

"Desde a descoberta, há um ano, fizemos um trabalho de integração de todos os dados e chegamos à conclusão que a nutrição é a chave do enigma", disse.
Barkai explicou que o Homo erectus usava instrumentos maiores e menos sofisticados para caçar e repartir a carne dos elefantes.

"O Homo erectus comeu elefantes durante 1 milhão de anos. Instrumentos mais sofisticados e menores são associados ao Homo sapiens", afirmou, sobre os objectos encontrados nas escavações.

Fonte: /www.sidneyrezende.com