Elefante

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nasce primeiro elefante na ilha de Bali - Indonésia

Aos nove dias de vida, este elefantinho, foi apresentada à imprensa. Trata-se de uma cria de elefante que nasceu a 24 de Janeiro de 2010. A sua progenitora tem 18 anos e vive num parque em Gianyar, na ilha de Bali, Indonésia.

Este parque acolhe cerca de 31 elefantes, mas com a chegada desta cria, muda tudo … esta linda cria é a primeira a nascer na ilha. A chegada desta cria era vista com muita ansiedade e expectativa pelos tratadores, que agora se orgulham de ter um dos membros da manada nascido.

A progenitora e a sua cria

terça-feira, 28 de junho de 2011

Filhote de Elefante ganha bolo de aniversário

A cria de elefante Tarak um macho, do Zoológico de Hanover, na Alemanha, ficou feliz da vida ao completar três anos a 26 de Outubro de 2010. A equipa do Zoo deu de presente para o pequeno elefante, um bolo feito de arroz, cenoura e rabanete. O bolo tinha incríveis 30 quilos, suficientes para sustentar Tarak, que pesa uma tonelada e tem 1,65m.

Estava mesmo contente
Hum que delicia

Elefantes auxiliaram cidade atingida por tornado

Os elefantes do circo Picadilly, ajudaram na limpeza da cidade de Joplin, no Estado de Missouri, EUA, que foi  atingida pelo tornado mais mortífero dos Estados Unidos nos últimos 60 anos.

Quando ocorreu o desastre natural, o circo Picadilly estava em Joplin onde tinha uma série de espectáculos marcados. Após o tornado que devastou a cidade, os funcionários do circo decidiram apoiar a comunidade participando na limpeza da cidade com a ajuda dos seus elefantes para recolher detritos.

O tornado já vitimou cerca de 140 pessoas, segundo a BBC News. As perdas causadas pelo tornado podem atingir os 3000 milhões de dólares (2000 milhões de euros), são os cálculos da empresa Egecat, especializada na análise de riscos, segundo comunicado da agência Lusa.

O tornado, cujos ventos sopraram a mais de 320 quilómetros por hora, danificou mais de 8000 estruturas em Joplin e deixou um rasto de destruição ao longo de cerca de dez quilómetros.
Elefantes amigos

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Técnologia boa ou má?

Mosha, uma fêmea de elefante mostra, que aos dois anos de idade, nada está perdido ... a tecnologia é bondosa para estes animais. Em 2008 no Hospital Asiático de Elefantes localizado em Hangchatr na província de Lampang, ao norte da Tailândia, colocaram uma prótese numa das patas desta fêmea, que ficou ferida numa explosão de uma mina terrestre. Mosha perdeu a pata em 2006, quando tinha sete meses de idade. Com a prótese, poderá ter uma vida normal.
Mosha uma linda fêmea, agora com 5 anos de idade.

sábado, 25 de junho de 2011

Elefantes artistas de circo no Sri Lanka!!!

Todos os dias é dia de circo no Zoológico de Colombo, na capital do Sri Lanka. E sabem porquê!!???
Por que um grupo de elefantes (treinados), fazer apresentações diárias para quem vai visitar o zoo. Neste magnifico espectáculo os Elefantes fazem coisas que se diziam impossíveis de fazer com estes espantosos animais de grande porte ... Dançar, subira obstáculos, tocar instrumentos, até plantar árvores de frutos ... como é que alguém iria pensar algum dia nisto ... estes espectáculos já se realizam à muito tempo nem todo o mundo, mas é sempre esperado que os espectadores delirem com o acontecimento.

Uiihhh!!! de pernas para o ar ... que equilíbrio
Que belo, que esplêndida trupe de elefantes ... bem alinhadinhos.
Basta saber  ... se estes animais fazem estes "malabarismo" porque querem ou porque são obrigados.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Elefantes dão banho a tailandeses e turistas num festival

Elefantes lançaram água com a tromba nos participantes de um festival na província de Ayutthaya, cerca de 80 km da capital Bancoc, no mês de Abril.

Tailandeses e turistas participaram no Songkran, que marca o início das celebrações do ano novo tailandês.

Como podem observar, os Elefantes deram um banhinho às pessoas que ali passavam (Festival do ano Novo Tailandês).

Até os carros não escaparam, vejam também as pinturas  que os Elefantes ezibem ... lindas e magnificas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Patas de Elefante

As patas de um elefante são pilares verticais, pois precisam suportar o grande peso do animal.
Os pés de um elefante são quase redondos.

Os Elefantes-Africanos têm três unhas em cada pata traseira e quatro em cada pata da frente.
Os Elefantes-Asiáticos têm quatro unhas em cada pata traseira e cinco em cada pata da frente.

Por baixo dos ossos das patas existem uma camada gelatinosa que funciona como uma almofada de ar. Por esta razão, os elefantes pode ficar de pé por longos períodos de tempo sem se cansar. Aliás, os Elefantes-Africanos raramente se deitam, excepto quando estão doentes ou aleijados. Os Elefantes-Asiáticos, deitam-se frequentemente. Os Elefante podem-se afundar na lama, mas consegue retirar as patas facilmente porque as suas patas reduzem de tamanho quando são levantadas.

Os elefantes são bons nadadores, mas não consegue saltar. Quando caminham, as patas funcionam como pêndulos, com as ancas e os ombros subindo e descendo quando a pata é assente no chão.
Os Elefantes têm sempre pelo menos uma pata assente no chão. Andando a passo normal, os elefantes anda a cerca de 3 a 6 km/h mas pode chegar a 40 km/h em corrida.

Elefante-Asiático
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pele dos elefantes

Os elefantes são chamados de paquidermes, que significa "com pele espessa". A pele do elefante é extremamente rija na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2,5 cm de espessura. No entanto, a pele à volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Normalmente, a pele dos elefantes-asiáticos está coberta por uma maior quantidade de pêlos do que no caso do Elefante-africano, sendo esta característica mais acentuada nos mais novos.

As crias asiáticas estão cobertas de uma espessa camada de pêlo de coloração vermelho acastanhado. À medida que ficam mais velhos, este pêlo escurece e fica menos denso, permanecendo na cabeça e na cauda.

Cria de Elefante-Asiático
Os elefantes têm, geralmente, cor acinzentada, embora os africanos pareçam frequentemente acastanhados por rebolarem (refrescar) na lama ou da cor do solo.

O facto de se molharem na lama também é um comportamento social de grande importância para os elefantes, além de que a lama forma uma espécie de protector solar, protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. No entanto, a pele de um elefante é mais sensível do que parece. Sem banhos regulares de lama para se proteger de queimaduras, mordidas de insecto, e perda de humidade, a pele de um elefante sofreria importantes danos. Depois de banhinho, o elefante, normalmente, utiliza a sua tromba para atirar terra sobre o seu corpo para o secar, formando uma nova camada protectora.

Rolar na lama também ajuda a pele a regular a temperatura. Os elefantes têm muita dificuldade em libertar calor através da pele porque, causa do seu tamanho.
Elefantes-Asiáticos na àgua
Como os elefantes estão limitados a áreas cada vez mais redozidas, há progressivamente menos água disponível, pelo que os diversos grupos aproximam-se cada vez mais, o que origina conflitos quanto à utilização destes recursos limitados.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presas de Elefante

As presas de um elefante são os segundos incisivos superiores. Estas presas crescem continuamente. Dizem os especialistas que as presas de um elefante adulto crescem aproximadamente 15 cm por ano.
As presas são utilizadas para escavar, procurando água, sal ou raízes, também podem ser utilizadas para retirar a casca das árvores, auxiliar o elefante quando este está a comer a casca ou outros alimentos de grandes dimensões, para mover árvores ou ramos. Para além disso, as presas são uma ferramenta para marcar as árvores de modo a marcar o território.
Um elefante adulto tem uma presa dominante (mestra), geralmente é mais curta e arredondada na ponta, por causa do seu uso. 

Os Elefantes–Africanos (Macho ou Fêmea), são os que possuem as presas maiores, podem chegar aos 3m de comprimento e podem pesar mais de 90 kg.

 Na espécie asiática, só os machos têm presas grandes. As fêmeas asiáticas têm presas muito pequenas ou simplesmente inexistentes. Os machos asiáticos podem ter presas tão longas como os machos africanos, mas são normalmente mais finas e leves. Diz-se que a presa mais pesada, pesava cerca de 39 kg. 

As presas de ambas as espécies são constituídas principalmente por fosfato de cálcio na forma de apatite. Como um tecido vivo, é relativamente macia (comparado com outros minerais como a pedra).

 As presas, também chamadas de marfim, são apreciadas por artistas pela sua esculturabilidade.A procura de marfim de elefante tem sido uma das razões para o declínio dramático da população mundial de elefantes.

Elefantes-Africanos
Elefantes-Asiático (Macho e Fêmea)

Alguns familiares extintos dos elefantes tinham presas também nos maxilares inferiores, como os Gomphotherium, ou só nos maxilares inferiores, como os Deinotherium.

Gomphotherium


Deinotherium



















































quarta-feira, 15 de junho de 2011

Elefante só

Este elefante é um Elefante Africanos, um dos maiores da sua espécie!!!
Os elefantes estão sempre em manadas ... mas este está sozinho!!! A razão não a sei explicar, mas sei que a manda o espera ... num elefante fica para traz ...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Na Índia dois elefantes matam homem e duas vacas na rua!!!!

Dois elefantes selvagens mataram um homem e duas vacas enquanto percorriam as ruas de um subúrbio de Mysore, em Karnataka, na Índia.

De acordo com o que adianta a «SkyNews», os animais que apareceram de uma floresta perto da cidade instalaram o pânico e destruíram a cidade à sua passagem.

Um homem de 55 anos foi morto quando saiu de casa para ver o que se estava a passar na rua. O elefante empurrou o homem contra o chão, matando-o imediatamente.

Numa outra rua, outro elefante matou duas vacas que se encontravam na estrada.

Na cidade, as escolas e as universidades foram fechadas como precaução enquanto as autoridades tentavam controlar os elefantes que entraram num complexo de uma universidade e num bairro.

A captura dos animais pela guarda-florestal e funcionários do jardim zoológico de Mysore demorou cerca de três horas. Os elefantes serão postos à solta novamente na floresta.

Para Ramdas, ministro da educação de Karnataka, «o crescente movimento de pessoas e veículos na floresta faz com que os elefantes procurem alimentação e abrigo na cidade». 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Elefantes magnificos e mágicos

O vídeo abaixo é da autoria deste blog ... podem vê-lo também no meu canal do You Tube (RLisboa3s) … Este lindo vídeo foi realizado com muito amor e carinho … eu adoro Elefantes … não sei explicar o porquê … ou talvez saiba … estou a divulgar este vídeo com o intuito de quem o visualizar apreciar como eles são lindos e maravilhosos … também gosto de outros animais … mas estes despertaram a minha atenção …

Vejam e desfrutem

Fotos maravilhosas!!!!

Não haverá coisa mais linda a mãe com a sua cria!!???
Para além de tudo uma mão elefante com a sua cria.
O amor de mãe e cria é lindo basta ver a foto abaixo … ele não falam como nós … mas nem é preciso vejam o sorriso de ambos ….