Elefante

domingo, 4 de setembro de 2011

Reserva natural de elefantes é invadida por colonos no Zimbábue

Cerca de 70 elefantes estão ameaçados numa reserva natural no sudeste do Zimbábue por colonos que se estabeleceram na região, denunciado por um grupo ecologista Zimbábue Conservation Task Force (ZCTF) (dia 01/09/2011)

Os animais são alvos de armadilhas e perseguições por parte dos colonos em algumas áreas da Chiredzi River Conservancy, um parque natural de gestão privada.

"Esse território é reservado para os elefantes, mas agora foi invadido e os animais não têm outro lugar para ir", disse Johnny Rodrigues, porta-voz da ZCTF. "Para alcançar charcos e lagos, os elefantes têm de atravessar áreas dos colonos nas quais são perseguidos. Os animais estão stressados e alguns exemplares jovens estão desaparecendo", explicou.

Segundo Rodrigues, a reserva sofreu a primeira invasão de colonos há 11 anos, quando o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, requisitou as terras de proprietários. Até ao momento, os invasores tinham se mantido nas suas áreas de ocupação original, mas agora "estão dirigindo a sua atenção a áreas ocupadas pela flora e fauna", disse o porta-voz do ZCTF.

Os elefantes foram transferidos do Parque Nacional de Gonarezhou para o Chiredzi River Conservancy durante uma forte seca, há cerca de 20 anos. Gonarezhou, que significa "terra de elefantes" na língua nativa shona, também sofreu com a invasão de pastores.

 

Fonte: Último Segundo

Sem comentários:

Enviar um comentário