Elefante

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Elefantes destroem oitenta lavras no município do Kalai

Oitenta lavras familiares foram destruídas por elefantes no município do Kalai, província do Kuando Kubango, noticia divulgada pelo presidente da União Nacional das Associações de Camponeses de Angola (Unaca).
Segundo o presidente, as lavras destruídas são: milho, massango e massambala, produtos que fazem parte da dieta básica da população local do Kalai, próximo do rio Kubango.
De acordo com o responsável da Unaca, as lavras estão a ser destruídas também por hipopótamos, jacarés e javalis, que têm prejudicado de uma forma incalculável a produção agrícola.
A população solicita o apoio a autoridades locais para o controlo da fauna para impedir que os animais continuem a devastar as culturas, evitando que haja carência alimentar.
Este fenómeno é frequente no Kuando Kubango, sobretudo nos municípios do Dirico, Kalai e Kuangar.
Fonte: Portalangop.co.ao


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Integrantes dos Coldplay viram elefantes de pelúcia no clipe de 'Paradise'

A uma semana do lançamento de seu quinto disco de estúdio, Mylo Xyloto, o Coldplay estreou nesta quarta-feira o clipe do single Paradise, no qual os integrantes da banda britânica, sem mostrar o rosto, se fantasiaram de elefantes de pelúcia.

No clipe da música Paradise, os integrantes da banda se fantasiaram de elefantes de pelúcia
Os Coldplay publicou o novo vídeo, dirigido por Mat Whitecross e filmado entre Londres e África do Sul, em seu canal oficial no YouTube. As imagens abusam do surrealismo para narrar a volta ao lar de um elefante antropomórfico.

Violinos, um órgão de igreja e ritmos de sintetizador se juntam para dar forma a Paradise, segundo single de Mylo Xyloto, depois de Every Teardrop Is A Waterfall.

Tudo parece indicar que Chris Martin e seus companheiros repetirão com este álbum o sucesso do anterior, Viva La Vida Or Death And All His Friends (2008), principalmente após o esgotamento em minutos das entradas para o show de apresentação de Mylo Xyloto que acontecerá em Madri no dia 26 de Outubro.

Fonte: Terra

Vejam aqui o Video clip.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fezes de elefante geram energia para zoológico

Os elefantes do Zoológico de Munique, na Alemanha, estão a ajudar hoje a "manter as luzes acesas". Isto porque o zoo adoptou um método capaz de gerar electricidade a partir das fezes dos animais. A energia acumulada no esterco de animais vegetarianos, como o elefante, é convertida no combustível conhecido como biogás.

O zoológico construiu três grandes "contentores", sendo cada um capaz de armazenar cerca de 100 metros cúbicos de fezes animais – o equivalente ao colectado no período de uma semana. O esterco é então misturado com água morna, e suas bactérias são deixadas para decomposição em um ambiente livre de oxigénio por 30 dias.

Este processo resulta no biogás, que alimenta um motor para gerar electricidade. As jaulas de alguns animais, como a do gorila, são aquecidas com essa energia, mas ela é capaz de abastecer por volta de 25 casas, afirmou o zoológico.
Fonte: revistagalileu.globo.com

sábado, 8 de outubro de 2011

Elefantes talentosos no Siri Lanka

Os elefantes são animais de grande porte, isso já todos sabem e podem ser domesticados tal como animais domésticou. O jardim zoológico de Colombo no Siri Lanka organizou um circo afim de entreter os visitantes. Não são os primeiros e os últimos a fazer este tipo de espetáculo.

O Siri Lanka tem um número estimado de 5.879 elefantes selvagens, incluindo 122 tuskers e 1.107 elefantes bebé, de acordo com o censo de elefantes que este ano teve a sua primeira edição.








A sitação abaixo foi retirada do site da TVI 24, este parágrafo faz referencia à noticia acima divulgada neste blog. Vejam como descrevem a noticia e como comparam os grandiosos elefantes a "cãezinhos".

"São animais de grande porte, mas isso não quer dizer que não possam ser domesticados tal e qual os cãezinhos. O jardim zoológico de Colombo não se acanhou pelo facto de o elefante ser o animal mais à mão e fez um circo."

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Caçadores furtivos abateram 24 elefantes na reserva do Niassa, em Moçambique

Um total de 24 elefantes foram abatidos por caçadores furtivos, na Reserva do Niassa, localizada entre as províncias de Cabo Delgado e Niassa, no norte de Moçambique, durante o primeiro semestre deste ano, informa a agência AIM.

Deputados da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, pela bancada da Frelimo no Niassa, norte de Moçambique, estão preocupados com o aumento do número de casos de caça furtiva naquela reserva.

Esta preocupação foi manifestada pelo deputado Augusto Chalamanga, que chefiou a missão dos deputados pelo círculo eleitoral do Niassa.

Segundo Chalamanga, citado pela Rádio Moçambique, estação pública, a Polícia da República de Moçambique (PRM), em Niassa vai brevemente afectar um contingente seu naquela região para pôr cobro a situação.

“As autoridades da Reserva do Niassa nos informaram que no primeiro semestre deste ano foram mortos 24 elefantes por caçadores furtivos. Este número é alarmante e estamos preocupados. Mas a PRM aqui em Niassa nos garantiu que será enviado um contingente à região, para fazer a devida fiscalização e proteger os animais”, referiu.

Acredita-se que a caça furtiva esteja a ser realizada por estrangeiros que entram ilegalmente no território nacional através da fronteira com a Tanzânia.

“Estamos preocupados com o aumento de casos de violação da fronteira com a vizinha Tanzania. A situação é mais gritante na faixa fronteiriça dos distritos de Mavago e Mecula, onde a fronteira se encontra completamente desguarnecida”, disse.

A faixa fronteiriça que liga os distritos de Mecula e Mavago possui acima de trezentos quilómetros de extensão, contemplando a Reserva do Niassa.

Os elefantes têm vindo a ser alvo da acção dos caçadores furtivos por causa dos seus dentes, que tem elevado valor comercial no mercado negro.

O comércio de marfim foi banido no mundo em 1989. Este banimento surgiu do facto de se ter verificado que o abate ilegal de elefantes estava a crescer e que punha em risco a existência desta espécie.

Este ano as autoridades abortaram várias tentativas de contrabando de enormes quantidades de pontas de marfim.

Fonte: África 21 Digital