O governo do Quênia está a organizar uma verdadeira operação de guerra para transferir 200 elefantes para uma reserva ambiental.
Autoridades da região de Narok resolveram fazer a mudança por causa dos conflitos crescentes entre os animais e a população.
Com o crescimento do cultivo de trigo na área, o habitat dos elefantes foi reduzido e agora eles são uma ameaça para as plantações. Quando a população sai para buscar água ou alimento, os elefantes acabam destruindo ou ferindo e até matando pessoas. Uma moradora diz que eles estão sempre com medo. Segundo ela, com os elefantes por perto, as crianças às vezes não podem ir para escola e as mulheres não conseguem ir até o rio pegar água.
A autoridade ambiental pela vida selvagem no local disse que a região é a que mais regista problemas entre pessoas e animais. Um elemento da autoridade ambientalista explicou que a operação vai custar mais de 300 mil dólares.
Primeiro, helicópteros vão disparar tranquilizantes contra os elefantes. Em seguida, eles serão transportados em caminhões.
Os elefantes serão levados para a famosa reserva ambiental de Masai Mara, a 150 quilómetros de Narok.
Elefante medicado |
Fonte: BBC Brasil