Elefante

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Elefantes mal tratados e explorados na Tailândia?!

Em 1989, milhares de elefantes deixaram de ser explorados em plantações, após a proibição da poda de árvores na Tailândia. No entanto, as autoridades encontraram uma nova forma de exploração desses animais.

Num centro em Lampang, no norte da Tailândia, centenas de elefantes são obrigadas a pintar telas em espectáculos para turistas, como também a jogos de futebol, a formar uma orquestra (tocam vários instrumentos como tambores e xilofones), e ainda a andar em cordas bambas.

Vejam o tratador a controlar a tromba do elefante
Elefante a tocar xilofone
Elefante a andar na corda bamba
Grupos de defesa dos animais, garantem que estes animais são submetidos a torturas para que aprendam habilidades que não são próprias de sua natureza. Os responsáveis do centro tailandês, negam que existam maus-tratos. “Eles são ensinados de uma forma natural, não são forçados a realizar nenhuma actividade, embora eu não possa dizer o mesmo de outros centros na Tailândia”, alegou Vicky, relações públicas do Instituto Nacional de Elefantes de Lampang.

O Centro de Conservação de Elefantes de Lampang tem cerca de 90 elefantes, dos quais 50 trabalham nos espectáculos para turistas, 12 recebem tratamento no hospital por (acidentes em minas, intoxicação, problemas intestinais e infecções) e o restante desempenha "outras tarefas”.

Basta saber se é mesmo assim ... se estes animais divertem-se a fazer o que anteriormente foi referido ou se o fazem porque são obrigados.

1 comentário:

  1. Infelizmente esta é a dura realidade daquele país.. Regressei à pouco tempo da Tailândia e tive a infeliz oportunidade de ver de perto a forma nojenta e desumana como tratam estes animais. Tal como todos os turistas (e porque não tinha noção desta realidade) fui à procura de poder experienciar momentos fantásticos com o animal que simboliza a Tailândia. Comprei uma excursão em Ko Samui que eles intitulam de "elephant trekking" e vi que os elefantes passam fome, são picados e acorrentados entre as próprias patas num espaço minúsculo (hoje penso e claro que para um animal selvagem transportar pessoas durante um dia inteiro tem de ser domesticado com terapia de choque). Em todo o percurso a pessoa responsável que vai connosco no trajeto leva uma especie de ansinho para ir picando o animal. Durante as duas horas de excusão vi um elefante bebé a desesperar por obter comida e a tentar chegar perto de outros elefantes para lhe retirar comida da boca, o tamanho do sofrimento era tão grande que o próprio elefante agredia-se com pedras que apanhava do chão atirando-as para o corpo. Depois de ter investigado percebi que estes animais são altamente explorados em todo o país à exceção de uma excursão que vendem em Chiang Miai que consiste em visitar uma comunidade de elefantes que foram acolhidos devido aos maus tratos. Aqui poderá tomar banho com eles, tratar/cuidar e andar com eles sem os habituais atrelados. Espero que este comentário ajude a esclarecer as decisões de futuros turistas e que não compactuem com esta realidade porque é absolutamente NOJENTO. Não deixe que as excelentes memórias e recordações que traz da Tailândia como um país maravilhoso e paradisíaco percam pontos por experienciar momentos horriveis como estes!! E por favor também não tirem fotografias nas praias com macacos, aves e reptéis pois estará a contribuir para que continuem a mal tratar e explorar os animais!!

    ResponderEliminar